Conhece o Ateu?

10ago07

Tenho me deleitado com a leitura de The God Delusion, último trabalho de Richard Dawkins. O livro tenta te provar por A+B que Deus não existe, não pode existir, que estamos sós. E os argumentos são ótimos, apesar de ser impossível provar que algo não existe. Claro que isso também se aplica para unicórnios e fadas, ninguém prova que eles não existem, mas o caso de Deus é mais complicado dado o número de pessoas que acreditam.

Mas eu vim falar da posição do Ateu que Richard descreve. Segundo uma pesquisa da Gallup de 1999, foi perguntado aos Americanos se eles votariam em um candidato qualificado se ele fosse mulher (95% votariam), Católico Romano (94% votariam) , Judeu (92% votariam), Negro (92% votariam), Mórmon (79% votariam), homossexual (79% votariam) ou Ateu (49% votariam). Claramente existe aí uma idéia muito errada sobre o Ateu, visto não como alguém que não acredita na existência de uma inteligência sobrenatural mas como alguém que pratica o oposto dos mandamentos. O cara que come sua muher, mata seu melhor amigo, bate sua carteira, xinga sua mãe e não faz sinal da cruz quando passa na frente da igreja. Tudo isso em um único domingo ou dia santo.

Também curioso é a descrição da imunidade da religiosidade. A maconha é proibida no Brasil e praticamente no mundo todo, mas o Ayahuasca é liberado desde que usado em contexto religioso. Também toda idéia é discutível: seu gosto musical, se você gostou de Mulholland Drive ou não, se você é de esquerda ou direita, Pelé ou Maradona, mas nunca, nunca se discute religião. É um terreno perigoso e a tolerância é praticamente zero.

Ainda estou na beirada do livro e não sei se existe versão em Português (te vira), mas altamente recomendo aos que já se pegaram olhando para o céu e pensando e não têm medo de questionar e expôr sua opinião. Qualquer que seja.

Anúncios


2 Responses to “Conhece o Ateu?”

  1. 1 Douglas

    Taí um tema polêmico, meu ponto de vista também é causador de espanto de muitos, acredito em Deus, mas não no Papai Noel de véu, que vai me julgar quando chegar no “Céu”, já imaginou o tamanho do arquivo de log deste cara, ele deve estar precisando de DBA, vou mandar meu C.V. , mas enfim, bagunças a parte, se somos a imagem e semelhança de Deus, todos temos um pouco dele também, e temos mesmo, porque podemos interferir em muitas coisas por aqui, tanto quanto ter interferencias, acredito mais nas leis de atração (esqueça as leituras do Segredo para atração, isso é muito Americanizado prum pobre latino americano), enfim, se lascou = precisava de uma lição não estava no seu caminho “correto”, se deu bem = atraiu o que é pra você, o resto é uma mescla de atitudes e posicionamento perante a vida, bom, agora uma experiência que soube de fonte fidedigna, Igreja Universal, uma pessoa muito próxima minha foi numas sessões, bom, disse que o barato teu um Upgrade no seu financeiro, mas que também teve quedas bruscas durante o tempo que frequentou, a minha leitura disso é que é uma corrente energética, lasque-se se você reza pra Deus ou pro Cramunhão, é uma corrente de mentalização que agrupa pessoas, daí o resultado da fé, mas cada um cada um, e caraio escrevi pra dedeu, isso é o Blog do Potato, não meu, fui hahahaha

  2. FHC é ateu e foi presidente do Brasil 2 vezes.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: