Cheirando enxofre

28ago07

O fato de passar 14 horas semanais em um avião me ajuda bastante a ler tudo que quero absorver, mas não colabora com meu controle de qualidade para livros. Sacumé, bateu o desespero, a livraria ali ao lado, cafezinho quentinho, quando percebo já comecei outro. Dando sequência ao meu período científico e herege, passei a mão em God is Not Great, cujo autor é sempre citado no site de Dawkins.

Mas não tenho gostado como gostei do que li antes (alguns posts abaixo). Ao contrário de Dawkins que argumenta racionalmente o motivo da não-religião, Hitchens a ataca impiedosamente fazendo pouco e apontando uma a uma as contradições e absurdos de cada uma das religiões mainstream.  Seria bom se eu fosse um coroinha, mas eu nunca fui chegado numa liturgia e apesar dos esforços da comunidade Jundiaiense eu desde pequeno saquei todo o non-sense do lugar e como o Frei(*) insistia para que eu não questionasse nada.

Mas é de se esperar de um autor jornalista. Interessante sim é o jornalismo gonzo que ele praticou por anos e descreve nos primeiros capítulos. Depois ele entra numas de nos mostrar a irracionalidade em não comer porco ou adorar vacas, mas isso a gente já sabe. Interessante é ouvir de Dawkins que se nosso julgamento moral é considerado pelos próprios religiosos como bom o suficiente para julgar que partes da Bíblia devemos tomar literalmente e quais são apenas lições de moral, então na verdade a Bíblia se faz desnecessária e nossa moral puramente humana é capaz de tomar conta de nós. Dê-me ciência amigo.

(*) Lá em Jundiaí o padre era o “Frei”. Poucos sabiam seu nome, e eu não era um deles. Acho que nem mamãe que nunca o chamou por outro nome além de “Frei”.

Anúncios


No Responses Yet to “Cheirando enxofre”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: