Cheirando enxofre

28ago07

O fato de passar 14 horas semanais em um avião me ajuda bastante a ler tudo que quero absorver, mas não colabora com meu controle de qualidade para livros. Sacumé, bateu o desespero, a livraria ali ao lado, cafezinho quentinho, quando percebo já comecei outro. Dando sequência ao meu período científico e herege, passei a mão em God is Not Great, cujo autor é sempre citado no site de Dawkins.

Mas não tenho gostado como gostei do que li antes (alguns posts abaixo). Ao contrário de Dawkins que argumenta racionalmente o motivo da não-religião, Hitchens a ataca impiedosamente fazendo pouco e apontando uma a uma as contradições e absurdos de cada uma das religiões mainstream.  Seria bom se eu fosse um coroinha, mas eu nunca fui chegado numa liturgia e apesar dos esforços da comunidade Jundiaiense eu desde pequeno saquei todo o non-sense do lugar e como o Frei(*) insistia para que eu não questionasse nada.

Mas é de se esperar de um autor jornalista. Interessante sim é o jornalismo gonzo que ele praticou por anos e descreve nos primeiros capítulos. Depois ele entra numas de nos mostrar a irracionalidade em não comer porco ou adorar vacas, mas isso a gente já sabe. Interessante é ouvir de Dawkins que se nosso julgamento moral é considerado pelos próprios religiosos como bom o suficiente para julgar que partes da Bíblia devemos tomar literalmente e quais são apenas lições de moral, então na verdade a Bíblia se faz desnecessária e nossa moral puramente humana é capaz de tomar conta de nós. Dê-me ciência amigo.

(*) Lá em Jundiaí o padre era o “Frei”. Poucos sabiam seu nome, e eu não era um deles. Acho que nem mamãe que nunca o chamou por outro nome além de “Frei”.

No Responses Yet to “Cheirando enxofre”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

