A cabra e o carro.

03abr08

Ontem fui ao cinema assistir 21 e, bom é uma merda o filme, mas eu vim falar de outra coisa que é muito legal: estatística.

Logo no começo do filme, o professor e o brilhante aluno travam esse diálogo:

“Você está em um programa de TV e existem 3 portas. Numa delas há um carro, nas outras 2 uma cabra (é, eu sei! cabra?). Você escolhe qual?”

“Porta 1.”

“Aí o apresentador vai, e abre a porta 3 e mostra que há uma cabra dentro. Agora ele te pergunta, quer trocar de porta?”

“Sim, quero a porta 2.”

“Correto! Ponto para os homens! UéUéUéUé.”

Aí ele explica o conceito de variable changes. Como sou um pouco nerd e curioso, fui atrás e descobri que o troço se chama o problema de Monty Hall, nome do apresentador de TV que tinha um quadro desses na TV. Traduzindo da Wikipedia:

A chance de inicialmente escolher o carro é 1/3, que é a chance de ganhar o carro ficando com a mesma escolha. Por outro lado, a chance de escolher inicialmente a cabra é de 2/3, e um jogador que inicialmente escolheu a cabra, ganha se trocar de porta.

Sacou? Saquei. Então inicialmente suas chances são de 33.33%, mas se você trocar, passa para 66.66%. Brilhante.

Mas além de nerd e curioso, eu sou teimoso. E escrevi um programa para tirar a prova. Olha aqui o que deu:

cabra.jpg

Sim, isso mesmo. Rodei o troço por 15 minutos, ele fez 8347  sorteios, e em EXATAS 66.66% das vezes, eu ganhei o carro.

Fala que isso não é lindo de morrer.

Eu me borro todo.

Mas o filme continua ruim.

No Responses Yet to “A cabra e o carro.”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

